A temporada 2024 está chegando ao fim no futebol brasileiro e o planejamento dos clubes para 2025 já está a todo vapor. Mesmo que a seleção russa e os clubes de lá estejam suspensos das competições continentais, a liga local conta com ótimos valores que os clubes daqui devem sempre estar atentos.
Pensando nisso, o blog Rian Ferreira lista cinco atacantes que não estão tendo tantos minutos assim nos seus clubes e podem ser alternativas para os elencos brasileiros, que, em função de Datas FIFA, calendário ajustado, viagens, lesões e variações táticas necessárias, precisam ser extensos.
JUSTIN CUERO (20 anos)
Equatoriano da valorosa divisão de base do Independiente del Valle, o centroavante chegou à Rússia em 2023/24 para atuar no FK Orenburg, onde segue em 2024/25. Pelo Equador, disputou o Sul-americano sub-15 e sub-20, além do Mundial sub-20. Na atual temporada, tem 9 jogos e 2 gols em pouco mais de 300 minutos disputados.
WILLIAN JOSÉ (33 anos)
O experiente atacante brasileiro não conseguiu assegurar a titularidade no Spartak Moscou. Pela seleção brasileira, venceu o Sul-americano e o Mundial sub-20. Chegou a ser cogitado na seleção da Espanha, mas nunca chegou a ser convocado. Com passagens por São Paulo, Grêmio, Santos, Real Madrid, Real Sociedad, Bétis, Wolves e outros clubes, amarga a reserva com pouco mais de 350 minutos distribuídos em 12 jogos, nos quais apenas conseguiu fazer um gol.
![]() |
Sondado pelo Palmeiras, Willian está longe do melhor momento no futebol russo. Foto: Divulgação/Twitter/Spartak. |
FRANCO OROZCO (22 anos)
Ponta-esquerda nascido em janeiro de 2002, defende o Krylya Sovetov, por empréstimo do Lanús até o final de 2024. O clube russo tem a opção de compra do atleta, que tem mais um ano de contrato com os argentinos e é avaliado em 2,5 milhões de euros. Orozco começou a temporada como titular, mas perdeu espaço no começo de outubro. Marcou 3 gols em 15 jogos e é campeão sul-americano sub-15 e sub-17 com a seleção da Argentina.
JESÚS MEDINA (27 anos)
Ponta-direita paraguaio, está na Rússia desde a temporada 2021/22 e hoje atua no Spartak Moscou. Disputou o Sul-americano sub-17 e sub-20 pelo seu país, com 9 jogos pela seleção principal. Nessa temporada, tem 16 jogos e 3 gols em pouco mais de 600 minutos disputados.
![]() |
Antes de ir para a Rússia, Medina estava na MLS, atuando pelo New York City. Foto: Reprodução/NYCFC. |